Nacionalmente os estudantes de vários cursos se organizam para pensar suas pautas específicas no chamado movimento de área. O movimento de área de cada curso pode funcionar através de executivas nacionais, federações, coordenações nacionais ou em outras entidades. Normalmente encontros nacionais são realizados para que os estudantes possam realizar debates sobre seus cursos e pensar perspectivas nacionais de atuação.
Além dos encontros nacionais, o movimento de área se constrói também em espaços regionais.
O movimento de área da Ciências Sociais costuma se organizar em quatro regionais, que devem fortalecer o debate entre @s estudantes e ajudar no fortalecimento do Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (ENECS). As quatro regionais nas quais os estudantes de CS se organizam são a regional norte-nordeste, a regional centro oeste, a regional sul e a regional sudeste. Infelizmente a regional sudeste, composta pelas escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo não realizou seu encontro regional no último ano e este ano também não tem previsto a realização de um Encontro. Mesmo nos últimos nos quais o ERECS existiu, a sua organização era muito frágil e não tinha ou tem avançado muito nos debates sobre suas pautas. Diante desse cenário as escolas de Minas Gerais se retiraram da regional sudeste desde 2006 e participaram como observadores do encontro da regional centro oeste.
A importância do movimento de área deve ser tratada em um espaço de debate, o CeUPES organizará um Grupo de Discussão sobre movimento de área para que possamos repassar os informes que temos e começar a instrumentalizar nossa intervenção no ENECS deste ano, que acontecerá em João Pessoa entre os dias 29 de agosto e quatro de setembro. Esta data, escolhida pela escola sede, dificulta imensamente nossa participação no ENCES, que acontecerá em período de aulas. Esse e outros pontos de discussão devem ou deveriam ser debatidos nas regionais, e o prejuízo de os realizarmos somente com os estudantes da USP é enorme.
Por isso a atual gestão do Centro Acadêmico convida tod@s @s estudantes de nosso curso a participarem como observadores do ERECS – Sul que acontecerá em Curitiba entre os dias 11 e 14 de junho.
Com a participação de alguns/algumas de nós neste espaço conseguiremos trazer para a USP o debate feito no ERECS sul, e a partir deste informes iniciar nosso GT movimento de área. É importante que @s estudantes da USP se disponham a participar deste e de quantos outros espaços existam no movimento de área de Ciências Sociais para que possamos relançar nosso movimento como mais um espaço de articulação estudantil nacional.
O preço da inscrição é 30,00 se realizada até o dia 5 de junho. Depois dessa data o valor da inscrição passa a ser 40,00. O pagamento da inscrição dá direito a participação nos debates, três refeições por dia e alojamento (em um salão ou área para acampamento).
***
O valor do ônibus mais barato para Curitiba é de aproximadamente 40,00 pela empresa Eucatur que tem saída do Terminal Rodoviário do Tietê (40,00 ida e 40,00 volta).
O depósito IDENTIFICADO da TAXA DE INSCRIÇÃO deve ser feito no caixa das Agências do Banco do Brasil; a Comissão Organizadora do evento indica que o extrato e o número do depósito sejam guardados, pois serão o único comprovante de pagamento.
Os dados bancários para depósito são:
Nome: Maria Otávia Battaglin Loureiro
Nome: Maria Otávia Battaglin Loureiro
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0009-4 / Conta:49.780-0
Até lá,
Gestão "Canto Geral"
Nenhum comentário:
Postar um comentário