Reunião de posse da nova gestão:

Dia 01/12, às 18h, no espaço estudantil!

sábado, 2 de maio de 2009

Boletim: assembléia e paralisação

A Assembléia Geral da USP do dia 23/04 deliberou que no dia 5/05, terça-feira, será construída uma Paralisação dos Estudantes para que o debate em torno dos três eixos de mobilização possa ser expandido. Em nosso curso, nos últimos meses, temos discutido a importância de formularmos um projeto alternativo para a educação pública em contraposição à alternativa de precarização presente na proposta que o governo estadual oferece com a UNIVESP. Entre seus aspectos mais preocupantes, o programa pretende formar professores pela via do ensino à distância, além de mascarar o caráter elitista da universidade ao afirmar que, com o programa, será possível promover "expansão com inclusão social", obscurecendo a enorme demanda reprimida por ensino superior público, gratuito e de qualidade. Ao mesmo tempo, mais uma vez nos deparamos, neste início de ano, com a possibilidade de contigenciamento de verbas. É fundamental avançar no debate sobre o financiamento da educação e de, ao mesmo tempo, reivindicar mais verbas por uma educação de qualidade. Para que tal mobilização possa ter conseqüência, a comunidade universitária não pode permitir que a liberdade de organização continue a ser atacada. É preciso colocar em questão e combater a criminalização dos movimentos sociais.
Só podemos avançar para uma construção enraizada do debate político e da mobilização entre os estudantes se o Movimento Estudantil puder oferecer-se como alternativa de organização e construção de que todos possam ser parte. Assim, em nosso curso, precisamos discutir a paralisação proposta e a importância de que esta seja, de fato, construída coletivamente. Por isso, haverá uma Assembléia dos estudantes de Ciências Sociais na próxima segunda-feira, 4 de maio. Nesse espaço, poderemos ampliar o debate coletivo em torno das pautas e da mobilização na USP. Entretanto, só podemos superar as limitações na construção do Movimento Estudantil se os estudantes tomarem para si essa responsabilidade. Nesse momento, é ainda mais importante que possamos nos apropriar do debate e ser protagonistas na definição dos rumos do Movimento Estudantil.
ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS
SEGUNDA-FEIRA, 04/05, ÀS 18 HORAS NO SAGUÃO
PARALISAÇÃO DOS ESTUDANTES DA USP
NO DIA 5 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
PROGRAMAÇÃO:
- 8H: CAFÉ DA MANHÃ
- 10H: DEBATE SOBRE UNIVESP COM CARLOS VOGT (SECRETÁRIO DE ENSINO SUPERIOR), SELMA GARRIDO PIMENTA (PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO), DCE-LIVRE DA USP E ADUSP.
- 16H: ATO-DEBATE SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO COM DCEs DA USP, UNICAMP E UNESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário