O Movimento Estudantil da Universidade de São Paulo passa por um importante período em sua luta pela educação, por uma universidade pública, de qualidade e acessível a tod@s. Algumas questões estão na ordem do dia e @s estudantes tomaram como central três eixos: o Projeto Univesp, que esclarece muito do que é a política para a Educação no Estado de São Paulo; garantia de financiamento da universidade, que hoje está à mercê da arrecadação do ICMS; a criminalização dos movimentos sociais. Neste mesmo mês, realizamos duas paralisações, a primeira coincidindo com o início da greve d@s funcionári@s, a segunda com o dia de paralisação d@s docentes, ambas atividades referendas pelos fóruns destas categorias. Foram dias ímpares que possibilitaram o maior contato entre a comunidade universitária, ampliando o debate em torno destes eixos. Mas, para dar conseqüência a tudo que discutimos, para garantir uma alternativa que dê resposta a este momento, a participação coletiva em muito precisa ser expandida.
Neste sentido, na última assembléia da USP, realizada em 07 de Maio, uma das deliberações centrais foi a organização de um “Comitê de Mobilização da USP”. Este comitê deverá atender à necessidade de fazer chegar as pautas, de fomentar coletivamente uma perspectiva de atuação em torno dos eixos aos diversos cursos e unidades. Defendemos em Assembléia que o comitê fosse formado por 5 delegad@s de cada curso. Assim, ainda que os cursos estejam em ritmos diferentes, a participação democrática e ampla estará garantida, @s estudantes terão a oportunidade de protagonizar suas decisões. Convidamos a tod@s para, nesta quinta-feira dia 21 de Maio, participarem da Plenária das Ciências Sociais que definirá @s 5 delegad@s do curso a integrarem o “Comitê de Mobilização da USP”. É fundamental nossa participação de maneira a assegurar que a contribuição oferecida pelas Ciências Sociais, neste importante momento, trilhe o caminho da construção ampla e coletiva.
Quinta-feira – Plenária das Ciências Sociais para tiragem d@s 5 delegad@s no Saguão do prédio do meio, às 18h.
Observação importante: a plenária de quinta-feira, para de fato representar as Ciências Sociais, deverá acontecer atendendo a um quorum de 100 alun@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário